Imagem capa - Qual o melhor horário para realizar a sessão fotográfica no restaurante? por Mikhael Treska
Gastronômicas

Qual o melhor horário para realizar a sessão fotográfica no restaurante?

Sempre que falamos em agendar uma sessão fotográfica com o restaurante, entramos no grande dilema: "Qual o melhor horário para realizar a sessão fotográfica no restaurante?". Pois bem, no post de hoje vamos falar mais sobre isso e quem sabe assim, eu possa te ajudar a resolver essa questão.



QUAL É O MUNDO IDEAL?


Para começarmos essa conversa, vamos estabelecer o que é o mundo ideal, ou seja, como tudo deve/deveria ocorrer para que a sessão fotográfica seja agradável e fluída. 


Primeiramente, faça uma lista dos pratos ou produtos que serão fotografados, isso permitirá que você tenha uma visão geral da ordem dos itens e de quanto tempo (mais ou menos) você levará para produzir cada clique.


Ainda, é sempre bom compartilhar essa lista com o fotógrafo que irá realizar a sessão, pois assim ele terá condições de se preparar e planejar a composição do ambiente, com base na cor, na temperatura e até mesmo de acordo com a textura dos ingredientes.


Após elaborar essa lista, você já poderá vislumbrar qual o melhor horário para produzir cada um dos pratos escolhidos para a sessão. Se você passou para o fotógrafo, pode até pedir uma previsão de quanto tempo durará a sessão. Vale ressaltar que alguns fotógrafos cobram por período (basicamente o número de horas trabalhadas), por sessão completa (um número x de fotos realizadas por prato) ou por foto a foto (desse modo, não se leva em conta o tempo da sessão, mas sim o número de fotos adquiridas).



Em cada uma dessas modalidades, abordaremos em uma publicação futura. Hoje vamos manter o foco em como encontrar o horário ideal.


É fortemente aconselhável que alguém que conhece os processos e os pratos, acompanhe a sessão. Podendo assim criar uma ponte fácil entre o fotógrafo e a cozinha do restaurante. Quanto ao horário da sessão, o ideal é realizar em um momento onde o fluxo de pedidos não é grande ou até mesmo é inexistente. 



Durante o período da tarde entre às 14h e às 18h, é geralmente o horário ideal. A sessão inicia após o horário de almoço dos colaboradores e termina em um horário anterior ao inicio dos atendimentos noturnos.


COMO VOU ME ADAPTAR NA PANDEMIA?


Para colaborar com os restaurantes que estão contendo os seus custos durante esse momento de pandemia, algumas sessões podem ser feitas durante o período de atendimento, apesar de existir toda a correria da cozinha e entrega dos pedidos, não existe nesse caso a preparação de produtos que não irão sair.


O objetivo aqui é otimizar a produção da cozinha com a sessão de fotos. Utiliza-se o momento de atividade do restaurante e assim, reduz o investimento feito, pois os pratos fotografados já são pedidos de clientes.


APROVEITE O MOMENTO!!


No final das contas, não existe um horário padrão para as fotos, cada estabelecimento terá o seu horário ideal. Pois as necessidades e horários são únicos e podem variar muito de um estabelecimento para outro. 


Mas vou deixar para você leitor, uma dica de ouro. Essa atividade demanda muita criatividade, a foto deve transmitir o significado, os sabores, as cores, e acima de tudo a história que aquele prato pretende contar!


A construção de sabores, a utilização dos ingredientes, enfim... toda a preparação do prato tem como finalidade provocar uma sensação única no seu cliente!



Por isso, quando for produzir o seu material fotográfico, ESTEJA PRESENTE!


Escolha um horário onde você possa conversar e interagir com o fotógrafo, acompanhar a sessão de fotos é uma oportunidade única para que você contribua e ajude a construir as imagens que irão divulgar o seu estabelecimento!


Dê ideias e mostre os detalhes que valorizam os ingredientes e enriquecem a experiência do seu cliente.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que esteja passando por esse dilema, e claro, não deixe de mandar a sua sugestão de tema, assim estarei sempre produzindo um conteúdo rico e alinhado com as necessidades do mercado!

Por hora, isso é tudo.

Até a próxima.